segunda-feira, 25 de maio de 2009

As Viagens de Gulliver

As Viagens de Gulliver, cujo título origianl é mais longo: Travels into several remote Nations of the World - in four parts (I- Viagem a Lilipute; II - Viagem a Brobdingnag; III - Viagem a Lapúcia, aos Balnibarbos, a Luggnagg, a Glubbdudrib e ao Japão; e, IV - Viagem ao país dos Huyhnhmns), foi escrito por Jonathan Swift e publicado no ano de 1726. O livro é um relato, em primeira pessoa, das viagens realizadas pelo cirurgião da Marinha Britânica Lemuel Gulliver. O contexto no qual o livro foi publicado é o período de expansão da Inglaterra, comercial e militarmente, pelos oceanos do mundo. Coincide também, com o declínio das antigas potências marítimas ibéricas (Portugal e Espanha). O livro de Swift é típico de um tipo de literatura de viagem, antecipando à literatura e as expedições científicas e ao imperialismo (neocolonialismo) do século XIX, quando as potências européias iniciaram um processo de expansão territorial sobre a Ásia e África.
Está presente, por exemplo, descrições dos diversos povos visitados. Referências às formas de governo, organização política, o que permite uma comparação com as monarquias européias. Entretanto, uma característica muito interessante da literatura nessa época é analisar os outros povos a partir dos próprios modelos europeus. As organizações sociais e políticas aparecem como atrasadas e a presença do elemento europeu permite a transformação e, consequentemente, a modernização de toda a sociedade. Isso ocorre também quando são "analisados" a forma como a economia é organizada e ela, ao ser comparada com as economias européias, encontra-se em estágio de desenvolvimento inferior.

Um comentário:

  1. De Iago (7ºE)...
    Adorei ler o livro Viagens de Gulliver (APESAR DE SER UM POUCO GRANDE). É muito interessante a critica indireta que é transmitida atraves do livro para a sociedade. O lugar que eu mais gostei foi a Terra dos Cavalos Inteligentes...
    Abraços Waleska... Valeu!

    ResponderExcluir