segunda-feira, 25 de maio de 2009

As Viagens de Marco Polo

O comerciante veneziano (ainda não existia um país chamado Itália) Marco Polo, aventurou-se pela rota que ligava o Ocidente ao Oriente. As mercadorias orientais faziam grande sucesso no Ocidente (Europa), mas o preço era muito elevado, pois o monopólio comercial estava nas mãos dos mercadores muçulmanos. Muitos comerciantes buscavam romper com o monopólio, porém, esbarravam nos altos custos e nos perigos que a longa jornada impunha aos viajantes. Alguns, como Marco Polo, lançaram-se nesse empreendimento, justamente por garantir grandes riquezas àqueles decididos a enfrentar todos os obstáculos.
O Oriente era desconhecido para os ocidentais. O que se ouvia de terras tão longínquas eram narrativas carregadas de fantasia e mistérios, o que fascinava e intrigava a população do Ocidente. Em suas viagens, Marco Polo encantou-se com a região, pois em parte confirmava alguns dos relatos e, ao mesmo tempo, apareciam coisas jamais vistas em sua terra natal. A grandiosidade dos palácios e templos, o tamanho da população (naquela época muito superior que a do Ocidente), organização política onde o soberano era visto como um deus, muitas riquezas.
Marco Polo fez um relato minucioso e, ao mesmo tempo, carregado de espanto e admiração, das viagens à China e de todos os lugares por onde passou. Essas viagens duravam anos, por isso as mercadorias eram tão valorizadas no Ocidente. Esses relatos de viagem, onde são retratadas as pessoas e locais por onde se passam, eram muito comuns, não somente entre os estudiosos, mas também entre os comerciantes e missionários religiosos, cada um deles produzindo seus relatos de acordo com a "lente" que possuem. Isto é, os estudiosos através de um interesse científico, os religiosos através da lente da religião e os comerciantes como curiosos e turistas, que procuram compreender e entender os diversos povos com os quais mantém contato.

9 comentários:

  1. De João Alexndre (7º D)...

    Eu gostei muito do livro Marco Polo pois traz conhecimento das culturas, costumes,etc dos povos do Oriente principalmente dos tártaros.

    ResponderExcluir
  2. De João Alexandre (7º D)...

    Parabéns Jean e Waleska pelo blog, ficou muito bom não só para os estudos mas também para enriquecer o conhecimento de nós

    ResponderExcluir
  3. De João Alexandre (7º D)...

    Muito legal a escolha dos livros feitos pelos professores Jean e Waleska.

    ResponderExcluir
  4. gostei do texto eu tava precisando para a minha pesquisa de historia!mas nao copiei!(copia ilegal nao é legal!)

    ResponderExcluir
  5. muito obrigado vai ficar perfeito para meu trabalho de historia

    ResponderExcluir
  6. muito obrigado vai fica nota10 meu trabalho de aula

    ResponderExcluir