sexta-feira, 27 de março de 2009

Islamismo

Corão

ISLAMISMO




O Islamismo, ou fé Muçulmana, é uma religião originária da Península Arábica, em 622 d.C.. Seu fundador foi Mohammad (em português: Maomé), que ouviu do anjo Gabriel a mensagem que seria, mais tarde, definida como a profissão de fé do islamismo: "Só há um Deus que é Allah, e Mohammad o Teu profeta" (em árabe: La Ilaha il Allah. Mohammad rasúl Allah). Ao proferir essas palavras, com devoção e determinação, o homem converte-se ao Islã.
O Islamismo tem sua origem na Península Arábica, região com grande descentralização política, ocupada por diversos grupos que desenvolviam atividades econômicas diversificadas como, por exemplo, o pastoreio e o comércio. A península sofreu a influência, antes do advento do Islã, das outras duas grandes religiões monoteístas: cristianismo e judaísmo, além de outras religiões politeístas (adoração a vários deuses) cujos templos multiplicavam-se pelo solo arábico. Entre esses templos, um merece especial atenção, pois será de grande importância para os muçulmanos, a Caaba.
Após as primeiras revelações, Mohammad passou a pregar na cidade de Meca, fato que causou descontentamento entre os praticantes das outras religiões e os comerciantes. Perseguido, empreendeu uma fuga - Hégira - para a cidade de Medina, também na Península Arábica. Essa fuga é conhecida como o momento de origem do Islamismo, ou seja, define o início do calendário islâmico (http://www.novomilenio.inf.br/porto/mapas/nmcalens.htm). Temos outros calendários, o Cristão - que considera a partir do nascimento de Jesus Cristo, e é o calendário utilizado no Ocidente; e o calendário Judaico (http://www.judaismo.com.br/siteantigo/interessante/calendar.htm), que inicia sua datação a partir da criação do mundo em 7 de outubro do ano 3760 a.C. O retorno à Meca foi possível através da mobilização dos convertidos em Medina. A ação contra os poderosos de Meca recebeu o nome de Jihad, erroneamente identificado como "Guerra Santa" - definição puramente militar. Seu significado verdadeiro é "esforço para levar a palavra de Deus aos infiéis". O retorno de Mohammad à Meca marca o início da peregrinação a essa cidade, ato que todo muçulmano, dentro de suas condições materiais, deve realizar pelo menos uma vez na vida.
A expansão do Islã começa com as campanhas militares na Península Arábica e segue até a conquista da Península Ibérica, passando por toda a região do Mediterrâneo (norte da África). Veja o link http://www.hyperhistory.com/online_n2/maptext_n2/islam.html

19 comentários:

  1. De:Andressa M. Cutini
    Que ótimo!! Está tudo resumido e bom para o estudo do minissimulado e da prova de História.
    Salvei esse site nos meu favoritos e vou entrar para estudar todo dia que eu puder.
    Bjus Waleska :D

    ResponderExcluir
  2. De:Beatriz P.

    Também achei ótimo professora.Agora que consegui entrar no site vou conseguir estudar melhor por que está muito resumido e melhor para ler.

    Obrigado Waleska!Bj

    ResponderExcluir
  3. valeu wallesca por este otimo blog parra estudar

    ResponderExcluir
  4. valeu ai wallesca esse blog é tudo de bom

    ResponderExcluir
  5. E o livro do Mohamed(um menino fogão)-haha-, onde é que eu comento? Acho que é aqui, né?
    Então vou colocar tudo aqui.
    ? O QUE EU APRENDI
    ? COM O
    ? LIVRO
    ? ??????????????????

    o LIVRO MOHAMED (UM MENINO FOGÃO) ENSINA VÁRIAS COISAS; ALGUMAS DELAS SÃO: ensina sobre o @@@islamismo@@@ $#!@%¨&* !!!!!! desculpa o palavrão, é que eu me machuquei. Continuando, ensina também sobre a guerra, sobre o @@@afeganistão@@@ £¢¬ e éisso que eu aprendi.



    adorei wallesca, o blog é massa!!!!!!!!!!!!!!!! £¢¬#$%¨&*£¢¬#$%¨&*

    @@@ e-mail: marcel.ebinger@yahoo.com.br @@@

    ResponderExcluir
  6. no livro Mohamed um menino afegão aprendi muito sobre islamismo e como os islâmicos durante as guerras santas(Cruzadas)




    By:João Paulo Moulin

    ResponderExcluir
  7. eu aprendi com o livro do mohamed que quando se trata de religião as pessoas acham que a sua é melhor e acabam criando guerras que matm pessoas inocentes.
    de: bruno franco

    ResponderExcluir
  8. eu aprendi com o liro mohamed que quando se tem um sonho você deve correr atrás dele, mesmo não conseguindo no final, pois se deve lutar pelas coisas.
    De: Francisco Pedroni

    ResponderExcluir
  9. eu aprendi que no livro mohamed, que existiam muitas guerras santas e a guerra que apresentou-se no livro foi simplismente por que não eram da mesma religião.
    Assim matando muitas pessoas inosentes como a mãe de mohamed .
    Mas tambem este livro me trou-se ensinamentos sobre a moral do livro que foi:"não tenha preconceito da religião dos outros,cada macaco no seu galho".Me ensinou a história ou cultura. Descobri que lá onde mohamed mora deus era chamado de Ala.
    e descobri que as religiões judaicas,cristãos e mulçumanassão como "ramificasões"de uma só religião

    ResponderExcluir
  10. Eu aprendi com o livro "Mohamed um menino afegão" que não é Deus e nenhum outro ser divino que faz a guerra, mas sim os humanos, é impossivel acreditar que Deus levaria milhões de pessoas com a guerra
    de: Leonardo Deorce
    :D

    ResponderExcluir
  11. Eu aprendi com o livro "Mohamed um menino afegão”, que nunca deve desistir de seus sonhos e que a guerra não é criada por Deus, mas, sim por nós, seres humanos!
    Jéssica M. Torres

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. ♥Eu adorei o livro "Mohamed um menino afegão",é muito bom,é uma historia muito interessante que fala de um menino muito guerreiro que lutou para encontrar sua felicidade.E lendo esse livro aprendi muitas coisas interresantes,que devemos dar valor as coisas que nós temos,porque se você pensar bem vai perceber que Mohamed não tinha nada, apenas sua família ,e nós que temos tudo ficamos reclamando de besteiras.Aprendi também mais sobre o islamismo e um pouco da cultura muçulmana.E lendo o livro percebi que devemos ir atrás de nossos sonhos e lutar para que ele se torne realidade e que a guerra não é obra de Deus e sim de nós,os seres humanos.E o motivo da guerra era por causa das diferentes religiões de cada povo,e na minha opinião,acho que devemos aceitar o outro do jeito que ele é,sendo da mesma religião ou sendo de uma outra religião,tanto faz.♥
    Julia J.Castro Reis

    ResponderExcluir
  14. Eu aprendi com o livro "Mohamed um menino afegão" que devemos lutar pelos nossos objetivos, nunca desistir e confiar nas pessoas que querem o melhor para nós, pois Mohamed demonstrou isso, quando partiu em direção a Peshawar com Jahad (seu jumento) à procura de seu pai que ficou perdido na guerra. E no meio do caminho o menino corajoso enfrentou ladrões. Além disso, a história também abrangiu o meu conhecimento sobre a religião Islâmica e sua cultura.

    De:Bruna dos Anjos Bortolini-7ºD

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. pow eu gostei muito desse livro pq ele fala sobre guerra e uma historia atraente interessante, um excelente livro para todas as idades, pois devemos abrir a mente de crianças, desde cedo o livro nos traz um devemos amar e dar valor as coisas que temos na vida e que deus nos deu, para que no futuro não se arrependa.
    A vida e cheia de surpresa coisas boas e ruins,devemos esclarecer.
    O livro nos traz uma curiosidade,o que deve acontecer depois nos

    ResponderExcluir