domingo, 29 de março de 2009

Personagens do Além







A proposta do link "personagens do além" é resgatar algumas das principais personagens, míticos ou não, que viveram na Idade Média.







ROBIN HOOD




Robin Hood é um herói mítico inglês, um fora-da-lei que tirava dos ricos para dar aos pobres, aos tempos do Rei Ricardo. Era hábil no arco e flecha e vivia na floresta de Sherwood. Era ajudado por seus amigos "João Pequeno" e "Frei Tuck", entre outros moradores da floresta. Teria vivido no século XIII, gostava de passear pela floresta e amava a liberdade. Ficou imortalizado como "Príncipe dos ladrões". Tenha ou não existido tal como o conhecemos, "Robin Hood" é, para muitos, um dos maiores heróis de Inglaterra.
__________________________________________________________________

Os primeiros textos que narram as aventuras do ladrão de Sherwood datam do século XIV. Alguns estudiosos acreditam que elas se inspiraram na vida do Conde de Huttington, Robert Fitzhooth. Ele viveu na Inglaterra no fim do século XII. Nessa época, as terras pertenciam aos senhores feudais, que maltratavam muito os camponeses. A princípio, Robin aparece como um simples ladrão de estrada que evita a todo custo ser capturado. Obras posteriores já o apresentam como um nobre destituído erroneamente de seu título.

......................................................................................................................................................................

MARCO POLO



Marco Polo foi um importante explorador (viajante em busca de descobertas) da Idade Média. Nasceu na cidade italiana de Veneza no ano de 1254.Demonstrou grande interesse pelas viagens quando era adolescente. Junto com seu pai e tio, fez uma viagem para a China. Foram bem recebidos pelo imperador Kublain Khan e ficaram vivendo na China por 17 anos.Durante este período, tornou-se representante internacional do imperador chinês. Visitou várias regiões a Ásia, como, por exemplo, Índia, Tibet e Birmânia (atual Mianmar). Com esta importante função, Marco Pólo ganhou riquezas e popularidade.Em 1292, Marco Pólo, com seu pai e tio, iniciaram a viagem de retorno para Veneza. No caminho, pararam na ilha de Sumatra e na Índia, onde viveram diversas aventuras.Em 1298, Marco Pólo foi capturado pelos genoveses (inimigos comerciais dos venezianos). Enquanto estava preso, ditou um livro com suas experiências e aventuras: “As viagens de Marco Pólo”.Seu livro foi bastante lido na época, pois descrevia as riquezas, belezas e aspectos culturais dos povos asiáticos do período.Marco Pólo faleceu no ano de 1324. Até hoje, é considerado um dos grandes exploradores e aventureiros da história.

..........................................................................................................................................................................
JOANA D'ARC

Joana D’arc nasceu na França no ano de 1412 e morreu em 1431 (era medieval). Foi uma importante personagem da história francesa, durante a Guerra dos Cem Anos (1337-1453), quando seu país enfrentou a rival Inglaterra. Joana D’arc foi canonizada (transformada em santa) no ano de 1920.

A história da vida desta heroína francesa é marcada por fatos trágicos. Quando era criança, presenciou o assassinato de membros de sua família por soldados ingleses que invadiram a vila em que morava. Com 13 anos de idade, começou a ter visões e receber mensagens, que ela dizia ser dos santos Miguel, Catarina e Margarida. Nestas mensagens, ela era orientada a entrar para o exército francês e ajudar seu reino na guerra contra a Inglaterra. Motivada pelas mensagens, cortou o cabelo bem curto, vestiu-se de homem e começou a fazer treinamentos militares. Foi aceita no exército francês, chegando a comandar tropas. Suas vitórias importantes e o reconhecimento que ganhou do rei Carlos VII despertaram a inveja em outros líderes militares da França. Estes começaram a conspirar e diminuíram o apoio de Joana D’arc.Em 1430, durante uma batalha em Paris, foi ferida e capturada pelos borgonheses que a venderam para os ingleses. Foi acusada de praticar feitiçaria, em função de suas visões, e condenada a morte na fogueira. Foi queimada viva na cidade de Rouen, no ano de 1431.

____________________________________________________________________



2 comentários: